domingo, 23 de janeiro de 2011

Elizabeth Spelke


The Baby Lab
How Elizabeth Spelke Peers into the Infant Mind
By Margaret Talbot, September 5, 2006
The New Yorker

Esse artigo da revista New Yorker (espetaculares - tanto o artigo como a revista...) nos dá um retrato dessa cientista de Harvard, especialista em desenvolvimento infantil. Sua abordagem da vida e do trabalho de Spelke é tão abrangente que vou deixar que o próprio leitor interessado em psicologia do desenvolvimento infantil faça sua leitura e avaliação. Cheguei ao artigo através desse site de Harvard, que desejo recomendar com veemência: nele há dezenas de artigos da autoria e co-autoria de Spelke sobre o assunto, datados de 1973 a 2011 (in press).

Seus artigos mais 'básicos' (veja os quatro exemplos abaixo) são minoria. Spelke dedica-se mais a questões individualizadas como atenção, conhecimento espacial e representação geométrica, percepção de objetos sonoros e móveis, distinção entre animado e inanimado, etc. Seu maior interesse, ao que parece, está na conceituação e manipulação de número pela criança (bebê), e o surgimento e desenvolvimento dessa habilidade.
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Spelke, E. S. (1983). Cognition in infancy. MIT Occasional Papers in Cognitive Science. No. 23

Spelke, E. S., Breinlinger, K., Macomber, J., & Jacobson, K. (1992). Origins of knowledge. Psychological Review, 99, 605-632.

Spelke, E. S. (2000). Core knowledge. American Psychologist, 55, 1233-1243

Hespos, S. J., & Spelke, E. S. (2004). Conceptual precursors to language. Nature, 430, 453-456.
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Estando no site do Laboratory for Developmental Studies, de Harvard, não deixe de dar uma olhada nos laboratórios de Susan Carey, Jesse Snedeker e Felix Warneken. Neste último temos diversos vídeos prá lá de interessantes com crianças e macacos sendo estudados cognitivamente.