sábado, 8 de janeiro de 2011

Bebês processam linguagem como os adultos

Babies process language in a grown-up way
January 7, 2011

Artigo prá lá de interessante. Vou traduzir um trecho, e se agradar leia o restante no site do PhysOrg.

Os bebês, mesmo aqueles jovens demais para falar, podem entender muitas palavras que os adultos estão dizendo - e seus cérebros as processam de manira adulta.

Combinando tecnologias de ponta de MRI e MEG, cientistas da University of California, San Diego mostraram que bebês que mal completaram um ano processam as palavras que ouvem com as mesmas estruturas que os adultos, e no mesmo período de tempo. Além do mais, os pesquisadores descobriram que os bebês não estavam simplesmente processando as palavras enquanto sons, mas eram capazes de apreender seus significados.

Este estudo foi dirigido em conjunto por Eric Halgren, PhD, professor de radiologia da School of Medicine, Jeff Elman, PhD, professor de ciência cognitiva na Division of Social Sciences, e a primeira autora, Katherine E. Travis, do Department of Neurosciences and the Multimodal Imaging Laboratory, todos da UC San Diego. Esse trabalho está sendo publicado nessa semana na revista Cerebral Cortex, da Oxford University Press.

"Os bebês estão utilizando os mesmos mecanismos cerebrais que os adultos para acessar o significado das palavras a partir do que se imagina ser um 'bando de dados' de significados, um banco de dados que está sendo continuamente atualizado até a vida adulta", disse Travis.

Anteriormente, muitas pessoas achavam que os bebês usariam um mecanismo inteiramente diferente para aprender palavras, e que esse mecanismo começava de modo primitivo e evoluia até o processo utilizado por adultos. A determinação das áreas do cérebro responsáveis pelo aprendizado da linguagem, entretanto, foi prejudicada por uma ausência de evidências que demonstrassem onde a linguagem é processada no cérebro em desenvolvimento.