quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Neoconstrutivismo


As mal-traçadas da editoria, abaixo, não deixam claro se estamos lidando apenas com um Piaget atualizado para a nova neurociência ou se estamos diante de uma real novidade. A conferir.

"Discussões sobre as origens desenvolvimentistas do conhecimento humano são antigas, baseando-se nas obras de Platão, Aristóteles, Descartes, Hume e Kant. Elas também persistiram o suficiente para se tornarem uma das áreas centrais de pesquisa em ciência cognitiva e do desenvolvimento. As contribuições empíricas a esse debate, no entanto, só apareceram no século passado, quando Jean Piaget ofereceu a primeira teoria viável da aquisição do conhecimento, e que se concentrava nos grandes temas discutidos por Kant: objeto, espaço, tempo e causalidade. A essência da teoria de Piaget é o construtivismo: a elaboração de conceitos a partir de precursores perceptuais e cognitivos mais simples, em particular da experiência adquirida através de comportamentos manuais e da observação.

O ponto de vista construtivista foi questionado por uma geração de pesquisadores dedicados à idéia da 'criança competente', dotada de conhecimentos (por exemplo, de objetos permanentes) anteriores a comportamentos manuais simples. Levando-se esta possibilidade mais adiante, foi proposto que muitos mecanismos cognitivos fundamentais - raciocínio, previsão de eventos, tomada de decisão, teste de hipótese e dedução - operam independentemente de toda experiência e são, neste sentido, inatos. A figura da criança-competente tem uma atração intuitiva, comprovada por sua ampla popularidade, e desfruta uma certa parcimônia: ela evita a suposta armadilha filosófica introduzida pela necessidade de se explicar novas formas de conhecimento naqueles que aprendem indutivamente. Mas esta visão deixa inexplicado um desafio vital: entender quais são os mecanismos através dos quais surge o conhecimento.

Este desafio foi enfrentado agora. A abordagem neoconstrutivista se baseia na ênfase construtivista de Piaget nos mecanismos de desenvolvimento, mas também reflete os modernos progressos em nossa compreensão dos mecanismos de aprendizagem, de desenvolvimento cortical e de modelagem. Este livro reúne, pela primeira vez, pontos de vista teóricos que incluem modelos computacionais e neurobiologia do desenvolvimento, e enfatiza a interação entre tempo, experiência e arquitetura cortical para explicar o conhecimento emergente, com uma linha empírica de pesquisa que identifica um conjunto de mecanismos polivalentes sensoriais, perceptuais e de aprendizagem que dirigem a aquisição de conhecimento por entre diferentes domínios e através do desenvolvimento".


Neoconstructivism: The New Science of Cognitive Development
Scott Johnson
Oxford University Press 2009 384 pages PDF 5,1 MB
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