quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A mente não é um computador

Why Minds Are Not Like Computers
Ari N. Schulman

Não é um artigo científico: está na revista americana The New Atlantis ("A Journal of Technology & Society", dizem eles), que aparentemente se dedica mais a coisas sociais e políticas do que àquelas que normalmente aparecem por aqui. Mas esse artigo merece uma olhada. Veja sua introdução:

"As pessoas que acreditam que a mente pode ser replicada em um computador tendem a explicar a mente em termos computacionais. Quando teorizam sobre a mente, em especial para não-iniciados, mas também entre elas, as pessoas que defendem a inteligência artificial (AI) frequentemente se valem de conceitos computacionais. Quase sempre decrevem a mente e o cérebro como 'o software e o hardware' do pensamento, a mente como 'um padrão' e o cérebro como um 'substrato', os sentidos como 'inputs' e os comportamentos como 'outputs', os neurônios como 'unidades de processamento' e as sinapses como 'circuitos', só para citar alguns exemplos comuns.

Aqueles que empregam essas analogias tendem a fazer isto naturalmente. Raramente justificam isso com referência ao funcionamento real dos computadores, e assim utilizam erradamente, abusivamente, termos que têm definições claras e estabelecidas na ciência computacional - estabelecidas não só porque eles são bem compreendidos, mas porque de fato são produtos da engenharia humana. Um exame do que significa esse uso e de sua correção revela bastante sobre a história e o estado atual da pesquisa em inteligência artificial. E enfatiza as aspirações de alguns dos luminares da AI - pesquisadores, divulgadores e defensores, para os quais a metáfora da mente-enquanto-máquina é mais um dogma do que uma disciplina
".

http://www.thenewatlantis.com/docLib/20090220_TNA23Schulman.pdf