quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Inteligência artificial de inspiração biológica


As novas abordagens à inteligência artificial se originam da idéia de que a inteligência brota tanto de células, corpos e sociedades como da evolução, do desenvolvimento e da aprendizagem. Tradicionalmente, a inteligência artificial tem se ocupado em reproduzir as habilidades do cérebro humano; as novas abordagens se inspiram no âmbito mais amplo de estruturas biológicas que são capazes de auto-organização autônoma. Exemplos dessas novas abordagens incluem computação evolutiva e eletrônica evolutiva, redes neurais artificiais, sistemas imunes, biorrobótica e inteligência em enxame - para mencionar apenas alguns. Este livro oferece uma introdução abrangente ao recente campo da inteligência artificial de inspiração biológica que pode ser usada como texto de nível superior ou como referência para pesquisadores.

"Bio-Inspired Artificial Intelligence reúne todas as coisas nas quais estive interessado nos últimos 25 anos, e me surpreende ao fornecer um panorama intelectual coerente para todas elas. Este livro é um valioso tesouro sobre a história de Darwin a Gibson a Walter, um tutorial sem rodeios sobre como construir uma enormidade de modelos computacionais, e uma saudável investigação daquelas filosofias que dominaram as agendas de pesquisa mais abrangentes".
Rodney Brooks, Panasonic Professor of Robotics, Department of Electrical Engineering and Computer Science, MIT

Bio-Inspired Artificial Intelligence: Theories, Methods, and Technologies
Dario Floreano & Claudio Mattiussi
The MIT Press 2008 659 pages PDF 14.6MB
http://rapidshare.com/files/169208230/MIT.Press.Bio.Inspired.Artificial.Intelligence.Theories.Methods.and.Technologies.rar ou
http://depositfiles.com/files/rc28sywur
(Esses links são meio complicados, mas com insistência dá para baixar, converter e ler)

Não deixe de ler (para abrir a cuca):
Reductionism and complexity. Change of mathematical framework from physics to life and social sciences.
G. Turchetti, F. Zanlungo
(junho 2009)
http://acume2.web.cs.unibo.it/wiki/images/c/c6/Abstract_Turchetti_Zanlungo.pdf