quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Epistemologia e Probabilidade


Outro livraço sobre a teoria quântica e seu principal personagem: o universo probabilístico. As abobrinhas da editoria foram tiradas/editadas da introdução do livro, um verdadeiro capítulo por si só dadas sua extensão e importância.

"O livro oferece uma investigação das relações entre epistemologia e probabilidade no trabalho de Niels Bohr, Werner Heisenberg e Erwin Schrödinger; em mecânica quântica; e na física moderna como um todo. Também examina as implicações dessas relações e da própria teoria quântica para nossa compreensão da natureza do pensamento e do conhecimento em geral. Essas implicações são radicais e controversas. Ainda que tenham sido consideradas como cientificamente produtivas e intelectualmente liberadoras para alguns, Bohr e Heisenberg entre eles, elas foram problemáticas para muitos outros, começando por Schrödinger, e de maneira bem conhecida, Einstein, que se recusava a acreditar que Deus recorria a lançar dados, como a teoria quântica parecia exigir. A situação levou a um intenso debate, em particular a um grande confronto entre Einstein e Bohr, que começou na época da descoberta da mecânica quântica por Heisenberg e Schrödinger na década de 1920 e tem prevalecido na história do debate sobre a teoria quântica desde então. A própria controvérsia sobre a teoria quântica e o intenso debate sobre ela continuam acesos. Não há um final à vista.

Ao mesmo tempo, a despeito da enorme e mesmo crescente quantidade de comentários de todos os gêneros (técnicos, filosóficos e populares), alguns dos aspectos mais profundos da mecânica quântica e do pensamento filosófico das figuras abordadas nesse estudo frequentemente continuam inexplorados. O principal objetivo desse livro é contribuir para um melhor entendimento da natureza do pensamento teórico-quântico e das razões desses extraordinários impacto e controvérsia. Filosoficamente, o livro procura realizar essa tarefa reunindo de uma nova maneira as relações entre epistemologia e probabilidade na teoria quântica e além dela. Historicamente, ele faz isso confrontando de modo abrangente e de maneira mutuamente esclarecedora o trabalho das três figuras chaves que são responsáveis pelo nascimento da mecânica quântica - Heisenberg, Schrödinger e, no que concerne a epistemologia quântica, Bohr - o que não foi feito previamente na literatura da mecânica quântica. Entre outras importantes contribuições do livro está uma análise do papel da matemática na teoria quântica e no pensamento de Bohr, Heisenberg e Schrödinger; um novo tratamento do famoso experimento de Eisntein, Podolsky e Rosen (EPR) e do diálogo entre Bohr e Einstein com relação a ele; e uma exploração das implicações da problemática epistemológica que o livro leva em consideração quanto ao novo desenvolvimento da própria mecânica quântica, tal como a teoria quântica da informação, por um lado e, por outro lado, quanto às teorias físicas de nível superior, da teoria quântica de campo até as teorias das membranas e das cordas e as novas teorias cosmológicas".

Epistemology and Probability: Bohr, Heisenberg, Schrödinger, and the Nature of Quantum-Theoretical Thinking
Arkady Plotnitsky
Springer 2009 392 pages PDF 2,4 MB
http://depositfiles.com/files/qw9pe74ls