terça-feira, 10 de novembro de 2009

Chomsky - Of Minds and Language


Contents
1 Introduction 1
Massimo Piattelli-Palmarini, Pello Salaburu, and Juan Uriagereka
Aqui, os três editores/autores explicam:

"O livro é dividido em quatro partes, quase à maneira de um contraponto musical. As Aberturas oferecem, em conjunto, introduções diferentes mas complementares ao tema central desse livro: perspectivas biológicas sobre a linguagem e funções cognitivas relacionadas. Todas essas apresentações são não-técnicas, e as consideramos acessíveis para leitores de diferentes formações/backgrounds. A segunda parte, Sobre a Linguagem, é uma tentativa multifacetada de inscrever as fronteiras de uma abordagem da linguagem vista como objeto natural e, portanto, da linguística concebida como parte das ciências naturais. A terceira parte, Sobre a Aquisição, concentra-se em como é possível que toda criança normal faça uma convergência tão rapidamente e com tanta eficiência com relação à língua específica da comunidade que a cerca. Como nas partes finais de uma fuga musical, as investigações da parte 4 (Conversas Francas sobre Investigações Abertas) introduzem domínios que dialogam com, mas também tentam ultrapassar, os atuais interesses/assuntos da teoria linguística (ética, estética, diferenças individuais, correlatos neurais da emoção e da prosódia, e assim por diante)".

PART 1: OVERTURES

Aqui, eles comentam:

"Em seus comentários iniciais, Chomsky redesenha a história essencial do campo da biolinguística e nos transporta até o cenário atual. Os capítulos seguintes exploram, de diferentes ângulos, os contornos atuais de uma biologia da linguagem. Esta parte poderia ser caracterizada, parafraseando um famoso estudo de W. S. McCulloch, como uma tentativa de dar resposta à questão 'O que é a biologia, supondo-se que a linguagem possa ser parte dela?'"
2 Opening Remarks 13
Noam Chomsky
Discussion
3 The Nature of Merge: Consequences for Language, Mind,
and Biology 44
Cedric Boeckx
Discussion
4 The Foundational Abstractions 58
C. R. Gallistel
Discussion
5 Evolingo: The Nature of The Language Faculty 74
Marc D. Hauser
Discussion
6 Pointers to a Biology Of Language? 85
Gabriel Dover
Discussion
7 Language in an Epigenetic Framework 97
Donata Vercelli
Discussion
8 Brain Wiring Optimization and Non-genomic Nativism 108
Christopher Cherniak
Discussion

PART 2: ON LANGUAGE

O outro lado da questão:

"Ainda no mesmo espírito da questão de McCulloch, a segunda parte desse livro poderia ser caracterizada como uma tentativa de dar resposta a uma questão simétrica à anterior: O que é a linguagem, supondo-se que possa fazer parte da biologia? Esse tema geral é desenvolvido aqui de diversas maneiras, até mesmo conflitantes. Talvez seja útil ter em mente que James Higginbotham reconhece, ao final da conferência, que ele e Luigi Rizzi se identificam, pelo menos em certo sentido, como biólogos abstratos - uma caracterização que provavelmente descreve bastante bem todos os especialistas em linguagem que apresentam suas opiniões nesta seção. Dito isso, é bem natural que os 'filósofos da natureza' explorem pontos de vista como esses, discordando racionalmente quandos as evidências forem conflitivas".

9 Hierarchy, Merge, and Truth 123
Wolfram Hinzen
Discussion
10 Two Interfaces 142
James Higginbotham
Discussion
11 Movement and Concepts of Locality 155
Luigi Rizzi
Discussion
12 Uninterpretable Features in Syntactic Evolution 169
Juan Uriagereka
Discussion
13 The Brain Differentiates Hierarchical and Probabilistic Grammars 184
Angela D. Friederici
Discussion
14 Round Table: Language Universals: Yesterday,
Today, and Tomorrow 195
Cedric Boeckx
Janet Dean Fodor
Lila Gleitman
Luigi Rizzi
General Discussion

PART 3: ON ACQUISITION

"Desde que Chomsky acentuou a importância de se chegar a uma 'suficiência explicativa' (explanatory adequacy) para qualquer teoria linguística, todas as hipóteses sobre processos, mecanismos, limitações e computações que não estejam supostamente disponíveis de modo inato têm que responder pela possibilidade de aquisição pela criança com base no input linguístico normal. Por exemplo, é uma real generalização descritiva do inglês que todos os verbos derivados do latim são regulares (formam o pretérito utilizando o sufixo -ed). Mas como isso é patentemente uma generalização à qual a criança monolíngue que está adquirindo o inglês não tem acesso, uma teoria baseada em tal generalização não tem qualquer suficiência explicativa. Esta parte do livro oferece diversas abordagens interessantes às teorias e aos dados de pesquisadores que são altamente sensíveis à suficiência explicativa, a partir de vários ângulos".

15 Innate Learning and Beyond 223
Rochel Gelman
Discussion
16 The Learned Component of Language Learning 239
Lila Gleitman
Discussion
17 Syntax Acquisition: An Evaluation Measure After All? 256
Janet Dean Fodor
Discussion
18 Remarks on the Individual Basis for Linguistic Structures 278
Thomas G. Bever

PART 4: OPEN TALKS ON OPEN I N Q U I R I E S

19 The Illusion of Biological Variation: A Minimalist Approach
to the Mind 299
Marc D. Hauser
Discussion
vi contents
20 What Is There in Universal Grammar? On Innate and Specific
Aspects of Language 329
Itziar Laka
Discussion
21 Individual Differences in Foreign Sound Perception:
Perceptual or Linguistic Difficulties? 344
Núria Sebastián-Gallés
Discussion
22 Language and the Brain 352
Angela D. Friederici
Discussion
23 Conclusion 379
Noam Chomsky
Discussion

No texto/discurso de conclusão de Chomsky, virtualmente todas as pontas que ficaram soltas durante a conferência finalmente se juntam. Compartilhando conosco suas singulares impressões, perplexidades, comoções e segundas reflexões - e aglutinando algumas das questões discutidas durante a conferência, além de sugerir disparidades entre outras - Chomsky refaz as principais linhas de desenvolvimento da iniciativa gerativa. Com seus vastos conhecimento e perspectiva, após reconstruir os antecedentes históricos ele insiste na estranheza da amnésia que acometeu as ciências cognitivas na duas últimas décadas. Muitos dos problemas fundamentais que ainda definem (e deveriam) a agenda de nosso entendimento da mente em funcionamento, como ela evoluiu e se desenvolve, e como está incorporada no cérebro, foram discutidos abertamente a partir do século 18, mas parecem ter sido parcialmente esquecidos em nossa época. Talvez a mensagem mais duradoura de Chomsky neste livro, a nosso ver plena de humildade e visão, é que um vislumbre do futuro deve ser acompanhado por uma redescoberta do passado intelectualmente relevante".

References 411
Index 443

Of Minds and Language: A Dialogue with Noam Chomsky in the Basque Country