domingo, 10 de maio de 2009

Por que falamos?

O nome todo do livro é Why we talk? The evolutionary origins of language (Por que falamos? As origens evolutivas da linguagem). Diz o autor, no prefácio:

“A linguagem está no centro das preocupações dos cientistas da cognição. Ainda que a estrutura da linguagem tenha sido muito estudada, o mesmo não se pode dizer de sua função. Nossa ignorância nessa área da função da linguagem é especialmente lamentável porque nosso modo de comunicação para transmitir idéias e juízos parece ser única no reino das criaturas vivas. Por que temos essa habilidade e outras espécies não têm? Estou convencido de que se aplicarmos idéias evolutivas à ciência cognitiva, podemos modificar completamente nossa compreensão dos seres humanos. A abordagem evolutiva, por ligar algumas características estruturais da linguagem à necessidade de uma função biológica, é uma maneira de reduzir a aparente complexidade dos fenômenos vivos e de trazer uma coerência até então inexistente com referência a eles. Uma das questões com que esse livro vai tentar lidar diretamente é: Que necessidade biológica existe para a linguagem?”

Jean-Louis Dessalles, Why We Talk: The Evolutionary Origins of Language
Oxford University Press 2007 400 pages PDF 1.4 MB http://rapidshare.com/files/50352289/Why_We_Talk-The_Evolutionary_Origins_of_Language-0199276234.rar