Todo profissional da área de saúde que reúne psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e outros, além de professores de diversos estágios (principalmente das primeiras séries), deveria ter condições de perceber que está diante de um distúrbio neurológico ao atender seu paciente ou dar aulas a seus alunos pela primeira vez. Cada uma dessas atividades tem seu histórico tradicional de distúrbios aceitáveis e normalidades tradicionais, mas o ideal é poder estabelecer uma diferença significativa entre o normal e o patológico e encaminhar o paciente/aluno para um especialista, se necessário. O índice da letra “D” da enciclopédia serve bastante bem para exemplificar o que estou dizendo:
Ele inicia com uma síndrome da qual poucos ouviram falar (Dandy-Walker), prossegue com três distúrbios psiquiátricos muito importantes (delírio, demência e depressão), lista uma droga utilizada tradicionalmente (diazepam), um assunto de interesse geral (dieta e nutrição) e alguns distúrbios que interessam especialmente aos professores e fonoaudiólogos (dislexia e disartria). O conhecimento interdisciplinar proporcionado por uma enciclopédia desse gênero certamente trará benefícios para todos (profissionais, pacientes, alunos).
Os verbetes estão muito bem redigidos (sendo, portanto, de fácil leitura), e aqueles que abordam os distúrbios e condições mais importantes/conhecidos trazem ilustrações (coloridas) muito boas e até uma minibibliografia, sendo as mais extensas delas divididas em itens como Livros, Periódicos, Organizações, Websites e Outros. Um índice quilométrico (e exaustivo, por certo) completa a obra.
The Gale Encyclopedia of Neurological Disorders (2 Volume Set)
Gale 2005 1025 Pages PDF 13MB
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