quarta-feira, 20 de maio de 2009

Métodos (interativos) de estudo da mente

"A evolução da neurociência cognitiva recebeu um grande impulso com o desenvolvimento de técnicas investigativas crescentemente sofisticadas para o estudo da cognição humana. Em Methods in Mind, os especialistas examinam a grande variedade de ferramentas disponíveis para os neurocientistas cognitivos, dando especial atenção às maneiras como diferentes métodos podem ser integrados para fortalecer os achados empíricos, e como usos inovadores de técnicas já estabelecidas podem ser desenvolvidos. (...)

Cada capítulo explora uma abordagem diferente. Elas incluem: estimulação magnética transcraniana (transcranial magnetic stimulation), neuropsiquiatria cognitiva, estudos de lesões em primatas não humanos, modelagem computacional, psicofisiologia, neurônios isolados e comportamento de primatas, computação de grade, movimentos de olhos, fMRI, eletroencefalografia, imagem de genética, magnetoencefalografia, neurofarmacologia e neuroendocrinologia. Como deve ser, os autores focalizam a convergência e a inovação em seus campos; os capítulos enfatizam tais inovações entre os métodos como o uso do sinal de fMRI para estabelecer limites da magnetoencefalografia, o uso de eletroencefalografia (EEG) para guiar a estimulação magnética transcraniana rápida em uma frequência específica, e a integração bem sucedida de neuroimagem e análise genética. As abordagens computacionais dependem de um crescente poder de computação, e um dos capítulos descreve o uso de computação de grade, ou distribuída, para analisar conjuntos maciços de dados do ciberespaço. Cada autor de capítulo é uma autoridade na técnica que discute".

Contribuem: Peyman Adjamian, Peter A. Bandettini, Mark Baxter, Anthony S. David, James Dobson, Ian Foster, Michael Gazzaniga, Dietmar G. Heinke, Stephen Hall, John M. Henderson, Glyn W. Humphreys, Andreas Meyer-Lindenburg, Venkata Mattay, Elisabeth A. Murray, Gina Rippon, Tamara Russell, Carl Senior, Philip Shaw, Krish D. Singh, Marc A. Sommer, Lauren Stewart, John D. Van Horn, Jens Voeckler, Vincent Walsh, Daniel R. Weinberger, Michael Wilde, Jeffrey Woodward, Robert H. Wurtz, Eun Young Yoon, Yong Zhao.

Carl Senior, Tamara Russell , Michael S. Gazzaniga
Methods in Mind (Cognitive Neuroscience) The MIT Press (2006) 394 pages PDF 3 Mb
http://depositfiles.com/files/2682119