segunda-feira, 18 de maio de 2009

O cérebro toma forma

Apesar do nome, The Brain Takes Shape: An Early History (O cérebro toma forma: uma história inicial), este livro não trata da evolução anatômica e/ou fisiológica do cérebro (humano), mas sim da evolução conceitual e científica das considerações sobre nosso “refrigerador” aristotélico. Aqui, Martensen procura fazer história da ciência acerca de uma época em que a própria ciência era conhecida por outro nome (filosofia natural). E alerta o leitor para as dificuldades em transpor concepções do mundo entre épocas tão diversas como o século 17 e o século 21, ilustrando esse fato com cuidadosa consulta aos textos mais importantes da época (muitos dos quais em latim, com tradução revisada/feita por ele). Sem ser preciosista, Martensen descreve detalhadamente a situação histórica e epistemológica daquela época, sempre com ênfase no contexto inglês onde se dá o desenrolar dos acontecimentos.

O New England Journal of Medicine dá sua opinião: “Este é um livro bem pesquisado sobre um importante tópico que ainda não está bem representado na história da ciência: a transformação, principalmente no decorrer do século 17, da crença popular de que o coração seria o principal lugar da personalidade, para a crença de que, de fato, o cérebro exerce esta função”. W. F. Bynum, médico, PhD e Fellow of the Royal College of Physicians (FRCP), além de membro do Wellcome Trust Centre for the History of Medicine, University College London, também dá sua opinião: “Os acadêmicos sempre louvam os importantes papéis dos conceitos teológicos e filosóficos na construção da ciência e da medicina modernas. Robert Martensen levou isso a sério, e seu livro demonstra convincentemente como nossas idéias modernas sobre mente e corpo foram elaboradas pela primeira vez no século 17, quando a filosofia, a teologia e a ciência eram interligadas. O resultado é uma história cultural da biomedicina no melhor estilo”.

Robert L. Martensen, The Brain Takes Shape: An Early History Oxford University Press 1st edition (2004) 280 pages PDF 14,9 Mb
http://depositfiles.com/files/2442126