quinta-feira, 21 de maio de 2009

A calma dessa gente...

No Digg, podemos ler: “Pesquisadores da Swinburne University of Technology em Victoria, Australia, desenvolveram um material óptico capaz de armazenar informações em cinco dimensões. Utilizando três comprimentos de onda e duas polarizações da luz, os pesquisadores australianos foram capazes de gravar seis padrões diferentes no âmbito da mesma área. O material é feito de camadas de nanobastões de ouro suspensas em plástico transparente que foi achatado sobre um substrato de vidro, e múltiplos padrões de dados podem ser escritos e lidos no âmbito da mesma área do material sem interferência. A equipe conseguiu uma densidade de armazenamento de 1,1 terabytes por centímetro cúbico gravando dados em pilhas de dez camadas de nanobastões” (Via Slashdot).

Mas o Slashdot é um site que recebe e publica comentários. Então a coisa se desenvolve quando o pessoal escreve:

... se v. acrescentar uma sexta dimensão (tempo), pode armazenar uma quantidade quase infinita de informações. Mas recuperar essas informações é dureza.
... não existe ‘a’ dimensão número tal; uma dimensão é apenas uma propriedade ou variável que pode ser modificada independentemente de outras dimensões desse contexto. Assim, em diversas áreas da física, as quatro dimensões que v. usa em equações e outras coisas quase sempre incluem o tempo, mas isso não quer dizer que o tempo seja alguma dimensão universal a ser encontrada em todas as equações. Para esse armazenamento, o quando de sua leitura/escrita dos dados é irrelevante, por exemplo, se v. escrever 1 às 4 da tarde vai dar no mesmo que escrever 1 às 5 da tarde. Mas se v. escrever em outra cor, então os dados ficam diferentes, isto é, os dados de qualquer localização podem ser expressos como uma função da intensidade de cada uma dessas três cores (ou comprimentos de onda) e a intensidade das duas polarizações de luz diferentes – cinco dimensões. Se, por exemplo, v. quiser falar sobre a massa de qualquer dos pontos onde os dados estão armazenados, aí o que interessa é quantos átomos existem lá, e nada mais é relevantwe, e assim v. diz que só existe uma dimensão. Como v. vê, então, dimensões não são coisas universais, são puramente contextuais.
... chegamos à Era de Aquarius?
... o que eles querem dizer é que podem armazenar seis coisas diferentes no mesmo lugar. Não é a mesma coisa que ter seis dimensões.
... não é um uso errado da palavra ‘dimensão’. É que v. está acostumado a pensar apenas em dimensões espaciais, e outros sentidos restritos do termo.
Tem conversa pra mais de metro. Veja no Slashdot.