domingo, 10 de maio de 2009

Brain-wise - Neurofilosofia

Vamos direto às abobrinhas da editoria: “O progresso das neurociências está modificando profundamente nossa concepção de nós mesmos. Em oposição à intuição consagrada através dos tempos, a mente parece ser um complexo de funções cerebrais. E em oposição ao desejo de alguns filósofos, não se pode superar o impacto revolucionário que a pesquisa do cérebro trará para nossa compreensão sobre como a mente funciona.

Brain-wise é a sequência da Neurophilosophy, de PS Churchland, o livro que criou uma subdivisão nessa área. De maneira clara e um pouco informal, esse livro examina antigas questões sobre a natureza da mente na nova estrutura das ciências do cérebro. Pergunta ele: qual é a base neurobiológica da consciência, do eu e do livre arbítrio? Como é que o cérebro aprende sobre o mundo externo e sobre seu próprio mundo introspectivo? O que pode nos dizer a neurofilosofia sobre a base e a importância de experiências religiosas e morais?

Valendo-se de pesquisas feitas em níveis neurais, neuroquímicos e sistêmicos, o livro nos fornece uma perspectiva atualizada do estado da neurofilosofia – o que sabemos, o que não sabemos, e para onde as coisas podem ir a partir daqui”.

Brain-Wise: Studies in Neurophilosophy Patricia Smith Churchland 2002 438 pgs http://rapidshare.com/files/51029689/Studies_in_Neurophilosophy-026253200X.rar