sábado, 25 de junho de 2011

Especialização da N1 em crianças com dislexia




Como achei esse artigo bem interessante (e por ser curto), vou traduzí-lo na íntegra. Já coloquei outras postagens de Blackburne (foto à esquerda) aqui, e ela continua escrevendo (bem) sobre coisas pertinentes. Visite seu blog e procure ler seu livro/ensaio (From Words to Brain), que a julgar pelas reviews disponíveis parece ser ótimo (quando possível, vou postá-lo aqui).

N1 Specialization in Children with Dyslexia

Já foi há algum tempo, mas estivemos falando sobre a componente N1 e como ela se relaciona à leitura. Só para recapitular, a componente N1 é uma componente do ERP que ocorre por volta dos 170 ms. Em adultos com leitura normal, a componente é mais forte para palavras do que para símbolos. Vamos nos referir à diferença palavras menos símbolos como 'especialização da N1 para palavras'. Alunos do jardim de infância, pré-leitura, não têm essa especialização da N1, ao passo que alunos da segunda série têm uma especialização mais forte da N1 quando comparados com adultos. Hoje vamos focalizar as crianças com dislexia.

Como vs. já devem ter percebido, Maurer e colegas também já fizeram o mesmo experimento com crianças disléxicas (veja esse artigo anterior para maiores informações sobre o que eles fizeram). Aqui estão seus achados:

1. A especialização da N1 mais para palavras do que símbolos encontrou-se muito mais reduzida em alunos disléxicos da segunda série quando em comparação com alunos da segunda série que apresentavam leitura normal.

2. A especialização da N1 correlacionou-se com a velocidade de leitura em alunos da segunda série.

3. De modo interessante, ainda que os alunos disléxicos da segunda série tivessem uma especialização reduzida, de fato tinham uma maior especialização dois anos antes (no jardim de infância) do que suas contra-partidas de leitura normal. Não estou bem certa sobre a razão de tal coisa ocorrer.

4. Além da diferença na N1, houve também uma resposta reduzida na componente inicial P1 em crianças com dislexia (em ambas as idades - no jardim de infância e na segunda série). Entretanto, esta redução era geral tanto para símbolos como para palavras, e não especializada com relação a palavras.


A citação de Blackburne:


Maurer U, Brem S, Bucher K, Kranz F, Benz R, Steinhausen HC, & Brandeis D (2007). Impaired tuning of a fast occipito-temporal response for print in dyslexic children learning to read. Brain : a journal of neurology, 130 (Pt 12), 3200-10 PMID: 17728359

Encontrei o artigo aqui:

Impaired tuning of a fast occipito-temporal response for print in dyslexic children learning to read
U Maurer, S Brem, K Bucher, F Kranz, R Benz etc.
Brain (2007) 130 (12): 3200-3210. doi: 10.1093/brain/awm193

Summary. Developmental dyslexia is defined as a disorder of learning to read. It is thus critical to examine the neural processes that impair learning to read during the early phase of reading acquisition, before compensatory mechanisms are adapted by older readers with dyslexia. Using electroencephalography-based event-related imaging, we investigated how tuning of visual activity for print advances in the same children before and after initial reading training in school. The focus was on a fast, coarse form of visual tuning for print, measured as an increase of the occipito-temporal N1 response at 150–270 ms in the event-related potential (ERP) to words compared to symbol strings. The results demonstrate that the initial development of reading skills and visual tuning for print progressed more slowly in those children who became dyslexic than in their control peers. Print-specific tuning in 2nd grade strongly distinguished dyslexic children from controls. It was maximal in the inferior occipito-temporal cortex, left-lateralized in controls, and reduced in dyslexic children. The results suggest that delayed initial visual tuning for print critically contributes to the development of dyslexia.