domingo, 8 de maio de 2011

Redes neurais e esquizofrenia - um modelo

Scientists afflict computers with schizophrenia to better understand the human brain
May 5, 2011

Redes computadorizadas (computer networks) que não conseguem esquecer depressa o suficiente podem apresentar sintomas de um tipo de esquizofrena virtual, fornecendo aos pesquisadores mais indicações sobre o funcionamento interno de cérebros esquizofrênicos, descobriram pesquisadores d' The University of Texas at Austin e da Yale University.

Os pesquisadores utilizaram um modelo computadorizado virtual, ou "rede neural", para simular a liberação excessiva de dopamina no cérebro. Descobriram que a rede recuperava memórias de uma maneira distintamente semelhante ao modo esquizofrênico.

"A hipótese é que a dopamina codifica a importância - a proeminência - da experiência", diz Uli Grasemann, aluno de graduação do Department of Computer Science at The University of Texas at Austin. "Quando há dopamina demais, isto leva a uma proeminência exagerada, e o cérebro acaba aprendendo através de coisas das quais não deveria estar aprendendo".

O resultado dá sustentação a uma hipótese conhecida nos círculos que lidam com esquizofrenia como a hipótese da super-aprendizagem, que postula que as pessoas que sofrem de esquizofrenia têm cérebros que perderam a capacidade de esquecer ou ignorar tanto quando normalmente deveriam. Sem esquecer, as pessoas perdem a capacidade de extrair o que é significativo a partir da imensidade de estímulos com que o cérebro se depara. Elas começam a fazer conexões que não são reais, ou a se afogar em um oceano de tantas conexões que perdem a capacidade de 'costurar' qualquer tipo de história coerente."

Leia o restante desse artiguinho, vale a pena. Se puder, leia também (muuuuito interessante):

Schizophrenia misunderstood, psychiatrist says
May 6, 2011 By Keith Herrell