segunda-feira, 9 de maio de 2011

Meu abstract predileto

A arte do abstract está em sintetizar em mais ou menos 200-400 palavras tudo aquilo que é importante, interessante e novo em um artigo. Pode não parecer, mas fazer isso com classe é um osso duríssimo de roer. Meu abstract predileto (ou seja, aquele do qual sempre me lembro com satisfação quando penso nesse assunto - ainda que minha tradução não faça justiça às qualidades intrínsecas do original) é do excelente artigo:

Neurobiology of depression, fibromyalgia and neuropathic pain
Vladimir Maletic & Charles L. Raison
Frontiers in Bioscience 14, 5291-5338, June 1, 2009

Abstract. Este artigo sintetiza dados que sugerem que as altas taxas de comorbidade observadas entre depressão severa, fibromialgia e dor neuropática provavelmente resultam do fato de que esses distúrbios compartilham múltiplas causas (underpinnings) biológicas e ambientais. Esta perspectiva sugere que essas condições biologicamente complexas resultam da interação de vulnerabilidades genéticas e adversidades ambientais similares. Os determinantes genéticos compartilhados incluem alelos de funcionamento deficiente que regulam a sinalização monoaminérgica, glutamatérgica, neurotrófica, opióide e de citoquinas inflamatórias. Entre os principais fatores de risco ambientais estão o estresse e a doença psicossociais, que promovem, em indivíduos vulneráveis, resistência relativa a glicocorticóides, uma atividade simpática ampliada e parassimpática diminuida, além de produção e liberação aumentadas de mediadores pró-inflamatórios. O desequilíbrio das vias de estresse/inflamatórias promove alterações na circuitagem cerebral que modula o humor, a dor e a reação ao estresse. Com o passar do tempo, essas modificações funcionais provavelmente promovem rompimentos no suporte neurotrófico e perturbação na comunicação glia-neuronal. Estas modificações, por sua vez, foram associadas aos processos de sensitização central em distúrbios miálgicos e de "kindling" (ver Nota, abaixo) na depressão, sendo que ambos podem explicar a natureza progressiva e auto-perpetuadora desses distúrbios, especialmente quando tratados inadequadamente.

Nota. "Esses experimentos se relacionam à Hipótese do Kindling (NT - 'manter ativo', 'reavivamento', etc.), na qual repetidas NLEs (negative life experiences - experiências negativas de vida) podem predispor as pessoas que as experimentam a esperar experiências negativas no futuro, sentindo-se portanto desesperançadas, a despeito de que as futuras NLEs podem não ser mais frequentes ou ser ainda menos frequentes do que aquelas previamente experienciadas".


Suspeito que a frase elegante e altamente significativa que fixou esse abstract em minha mente foi "condições biologicamente complexas resultantes da interação entre vulnerabilidades genéticas e adversidades ambientais". Primorosa.