domingo, 22 de março de 2009

Realidade = Relevância?

Artigo deveras interessante para o pessoal do ramo, e mesmo para os leitores que vêm de outras áreas mas que gostam de conhecer essas coisas: Reality = Relevance? Insights from Spontaneous Modulations of the Brain's Default Network when Telling Apart Reality from Fiction (Realidade = Relevância? Insights [mais ou menos ‘idéias’] a partir de modulações espontâneas da rede cerebral default [mais ou menos ‘em condições iniciais de funcionamento’] quando se tem que distinguir a realidade da ficção). Os autores são Anna Abraham 1,2, e D. Yves von Cramon 1,3 (1. Department of Cognitive Neurology, Max Planck Institute for Human Brain and Cognitive Sciences, Leipzig, Germany; 2. Department of Clinical Psychology, Justus Liebig University of Giessen, Giessen, Germany; 3. Max Planck Institute for Neurological Research, Cologne, Germany). Leia o artigo em:
http://www.plosone.org/article/info:doi/10.1371/journal.pone.0004741 .

Abstract/Resumo

Histórico
Ainda que os seres humanos experimentem mundos fictícios regularmente através de atividades como ler romances e ver filmes, pouco se sabe sobre os mecanismos que fundamentam nosso conhecimento implícito da distinção entre realidade e ficção. O primeiro estudo de neuroimagem a abordar essa questão revelou que a simples exposição a contextos que envolvam entidades reais em comparação com personagens fictícios leva à ativação de regiões dos córtices préfrontal medial anterior e cingulado posterior (anterior medial prefrontal and posterior cingulate cortices: amPFC, PCC). À medida que essas regiões básicas da rede cerebral default estão envolvidas durante o processamento auto-referencial e a recuperação da memória autobiográfica, hipotetizou-se que as entidades reais podem ser codificadas conceitualmente como sendo mais relevantes pessoalmente do que os personagens fictícios.

Metodologia/Principais Achados
Nesse estudo de ressonância magnética funcional (fMRI), testamos diretamente a hipótese de que a relevância associada a uma entidade é o fator crítico que está na base da ativação diferencial dessas regiões cerebrais, através da comparação da resposta do cérebro quando processa contextos envolvendo família ou amigos (alta relevância), pessoas famosas (relevância média) ou personagens fictícios (baixa relevância). Juntamente com predições, um padrão gradiente de ativação foi observado de modo tal que uma relevância pessoal associada a uma entidade foi associada com uma ativação mais forte do amPFC e do PCC.

Conclusões/Significância
Os resultados desse estudo têm muitas implicações importantes. Em primeiro lugar, eles fornecem bases inteligíveis para caracterizar a dinâmica da distinção entre realidade e ficção. Em segundo lugar, fornecem outros insights sobre as funções do amPFC e do PCC. Em terceiro lugar, em vista do atual debate relacionado à relevância funcional e à especificidade da rede neural default, revelam uma nova abordagem através da qual as funções dessa rede podem ser mais exploradas”.