domingo, 8 de março de 2009

An Introduction to Mind and Brain

Daniel Kolak, William Hirstein, Peter Mandik e Jonathan Waskan, autores de Cognitive Science: Introduction to Mind and Brain, fazem algumas observações nas primeiras páginas do livro:

“Chamamos esse livro de Ciência Cognitiva: Uma Introdução à Mente e ao Cérebro porque enfatizamos problemas básicos que definem a nova disciplina da ciência cognitiva. Uma disciplina de pesquisa como essa se unifica ao aceitar um conjunto básico de problemas, além de técnicas adotadas por todos que resolvam esses problemas, independentemente da amplitude que possa alcançar esse conjunto de problemas e técnicas. A ciência cognitiva tem à sua disposição um grande arsenal de técnicas para resolução de problemas, da tomografia por emissão de prótons (PET) da neurofisiologia às técnicas de estímulo-resposta do psicólogo, até a análise conceitual da filosofia.

Uma das coisas que nosso livro realiza é reunir as diferentes subdisciplinas da ciência cognitiva ao descrever e propor soluções para esses problemas básicos de maneira relativamente consistente. Os pensadores interessados em resolver problemas não se interessam em saber que disciplina desenvolveu as técnicas que resolveram os problemas, mas seguem sua intuição ao selecionarem as técnicas que parecem mais úteis. Se a ciência cognitiva vai florescer enquanto disciplina, deve haver uma conexão natural entre ela e seus problemas básicos”.

E prosseguem mais adiante:

“Uma das principais diferenças entre Ciência Cognitiva: Uma Introdução à Mente e ao Cérebro e os livros existentes é que o nosso é um texto para a nova disciplina da ciência cognitiva, e não uma reunião de mini-introduções ao estilo antigo de um curso ‘interdisciplinar’ de psicologia, inteligência artificial, filosofia, etc. Uma organização em nível básico utilizando disciplinas existentes prejudica o propósito, o poder e a utilidade da ciência cognitiva enquanto disciplina. Ao invés de devotar os capítulos às diversas disciplinas constitutivas, nós abordamos capacidades mentais básicas como percepção, memória, ação e linguagem, além de informações sintéticas sobre cada uma das disciplinas que estão nos capítulos. O modelo unificador é o de conhecimento colaborativo. Isso significa aplicar os diversos métodos, técnicas e perspectivas aos mesmos problemas, um de cada vez, isto é, de maneira coerente e unificada”.

Para download: http://uploading.com/files/NP3C6OLA/ww08.rar.html