sábado, 7 de março de 2009

No início do universo

Considero que toda cognição está imersa em um mundo material e dele depende. Os correlatos neurais da mente, pesquisados e discutidos por profissionais das mais diversas disciplinas, serão explicitados futuramente sem qualquer recurso a invencionices transcendentais e esotéricas. A cultura é uma codificação de nível superior de nossa percepção do mundo, e os dados (informações) gerados por sua dinâmica não só enriquecem nosso conhecimento como modelam nossa weltanschauung, nossa concepção do mundo, nutrindo e ampliando o escopo de nossa cognição. Dito isso, estou recomendando a leitura de Após o Início: Uma Jornada Cósmica Através do Espaço e do Tempo, de Glendenning. Algumas palavras da editoria do livro complementam de certa forma meu argumento.

Norman K. Glendenning, “After The Beginning: A Cosmic Journey Through Space And Time” Imperial College Press 2004 228 pages PDF.

”O físico Glendenning figurou recentemente nas manchetes das publicações científicas por causa de sua teoria sobre a existência dos quarks em estado livre (quark matter – matéria quárkica) no centro de estrelas de nêutrons. Em geral, os quarks têm sido envoltos pela força nuclear forte (strong nuclear force) desde o início do universo, e por isso a teoria de Glendenning, se comprovada, ocasionará uma virada em nossa compreensão do universo quando de seu nascimento. Nesse livro, Glendenning (University of California - Lawrence Berkeley National Laboratory) leva os leitores para uma turnê pelo universo primordial. Boa parte desse material é familiar àqueles interessados por ciência, mas o autor é particularmente esclarecedor quanto às ‘eras’ iniciais da história primitiva do universo (superradiante, hadrônico, leptônico, etc.), quando as partículas elementares e depois os átomos estavam começando a se agregar. Os primeiros capítulos divagam, mas o livro ganha vida quando Glendenning investiga como a matéria passou a existir, a criação de elementos mais pesados nas fornalhas estelares e a aglutinação de estruturas amplas como as galáxias. Os leitores com conhecimento matemático apreciarão as caixas de texto de cada capítulo escritas em nível altamente técnico. O último capítulo de Glendenning, sobre o possível destino do universo, é pouco mais do que perfunctório. Ainda assim, seu texto será de valia para muitos leitores, desde curiosos casuais até dedicados entusiastas da ciência”. Para download em http://depositfiles.com/files/nosyw1dee