quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Sonhando no Paraíso

“A Dream To Have In Heaven” (Tengoku De Miru Yume - 天国でみる夢), de Maki Sasaki, é um mangá surrealista, sem narrativa, publicado em novembro de 1967 na extinta revista alternativa Garo. Não se deixe enganar pela aparente simplicidade ‘contracultural’.

No cap. 11 de seu livro Without Miracles, Gary Cziko diz: “Normalmente, pensamos na linguagem em primeiro lugar como uma ferramenta de comunicação entre os indivíduos, mas parece que ela também é usada silenciosamente como meio de pensamento. Ainda que seu papel específico em facilitar e dar forma a nossos processos de pensamento continue sendo assunto de aceso debate entre os pesquisadores, a experiência subjetiva de ser humano sugere que a linguagem desempenha importante papel na cognição e na consciência humanas”. Cziko é psicólogo e Professor Emeritus de Cognitive Science of Teaching and Learning e de Educational Psychology da University of Illinois at Urbana-Champaign. Suas palavras, que aparentam ser um mero truísmo, de fato unem cognição e consciência na experiência da linguagem.

E a linguagem é o inventário da experiência humana, como disse L. W. Lockhart (citação em Bodmer: The Loom of Language, de 1944). Qualquer experiência, mesmo a dos sonhos. Se olharmos o mangá de Sasaki com atenção, traduzindo para nossas vivências seus símbolos oníricos, a transferência de inventários ocorrerá e poderemos enriquecer nosso próprio inventário de vivências. Veja: http://www.pinktentacle.com/2008/10/vintage-avant-garde-manga-by-maki-sasaki/