domingo, 23 de novembro de 2008

A calma dessa gente...

Está confirmado: a matéria são apenas flutuações do vácuo
New Scientist 19:00 20 November 2008 by Stephen Battersby

“A matéria se estrutura num substrato anômalo. Físicos confirmaram agora que as coisas aparentemente substanciais na verdade são apenas flutuações do vácuo quântico. Os pesquisadores simularam a atividade frenética que ocorre no interior de prótons e nêutrons. Essas partículas fornecem quase toda a massa total da matéria comum.

Cada próton (ou nêutron) é feito de três quarks – mas as massas individuais desses quarks só completam 1% da massa do próton. O que responde pelo restante? A teoria diz que ela (a matéria) é criada pela força que une os quarks, chamada de força nuclear forte. Em termos quânticos, a força forte é ativada por um campo de partículas virtuais chamadas glúons, pipocando na existência e desaparecendo de novo. A energia dessas flutuações do vácuo tem que ser incluída na massa total do próton e do nêutron”.

Vale a pena ler o restante do artigo, que termina com esse parágrafo:
“Também se considera que o campo de Higgs faz uma pequena contribuição, fornecendo massa para quarks individuais assim como para elétrons e algumas outras partículas. O campo de Higgs também cria massa a partir do vácuo quântico, na forma de bósons de Higgs. Então, se o LHC confirmar que o Higgs existe, significará que toda a realidade é virtual”.

Está em: http://www.newscientist.com/article/dn16095-its-confirmed-matter-is-merely-vacuum-fluctuations.html