quarta-feira, 19 de novembro de 2008

George Frideric Handel

Para os apreciadores, o site Branle de Champaigne traz sete versões dos Concerti Grossi (grandes concertos) Op. 3 (concerti 1 - 6) de Handel, dirigidos por John Eliot Gardiner (English Baroque Soloists), Nikolaus Harnoncourt (Concentus musicus Wien), Roy Goodman (The Brandenburg Consort), Trevor Pinnock (The English Concert), Jeanne Lamon (Tafelmusik), Richard Egarr (Academy of Ancient Music) e (last but not least) Karl Richter (Münchener Bach-Orchester). Em http://passacaille.blogspot.com/

Quanto ao nome do compositor, diz James Galway em A Música no Tempo: “Em 1703, um jovem músico alemão do Halle foi contratado para o Teatro do Mercado dos Gansos, de Hamburg, como violinista e cravista – tratava-se de Georg Friederich Haendel (1685-1759). Compôs duas óperas em italiano para os palcos de Hamburg e partiu para a Itália para completar os estudos. Ao voltar, se tornaria a figura dominante da música inglesa do século XVIII, adotando o nome de George Frideric Haendel.” Como as capas dos sete discos mencionados no parágrafo anterior grafam o nome dele como Handel, sem o ‘ae’ e sem o ‘ä’, Galway pecou por excesso (ou foi o editor da tradução brasileira).