sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Andrulis - A Terra Está Viva

O artigo original na revista Life, com 105 páginas e 800 referências, está disponível para livre acesso em http://www.mdpi.com/2075-1729/2/1/1/pdf - Life 2012, 2, 1-105; doi:10.3390/life2010001. Não que adiante muito: isso vai dar em briga de cachorro grande, porque o jargão é praticamente impenetrável para leigos. Um artigo desse tipo deve render comentários interessantíssimos dos leitores; vamos acompanhar.

Teoria radical explica a origem, evolução e natureza da vida, desafiando o conhecimento convencional
PhysOrg, January 26, 2012
Provided by Case Western Reserve University
http://www.physorg.com/news/2012-01-radical-theory-evolution-nature-life.html

A Terra está viva, afirma uma revolucionária teoria científica da vida que vem da Case Western Reserve University School of Medicine. A teoria transdisciplinar demonstra que objetos ostensivamente não-vivos, inanimados - por exemplo, planetas, a água, proteínas e o DNA - são animados, isto é, têm vida. Com seu amplo poder explanatório, aplicável a todas as áreas da ciência e da medicina, esse novo paradigma procura catalisar um verdadeiro renascimento.

Erik Andrulis, PhD, professor assistente de biologia molecular e de microbiologia, elaborou sua controversa estrutura em seu manuscrito "Theory of the Origin, Evolution, and Nature of Life", publicado na revista peer-reviewed Life. Sua teoria explica não só o aparecimento evolutivo da vida na Terra e no Universo como também a estrutura e função das células e biosferas existentes.

Além de resolver persistentes paradoxos e mistérios da química e da biologia, a teoria do Dr. Andrulis unifica as mecânicas quântica e celeste. Sua solução não ortodoxa para esse importantíssimo problema da física difere das abordagens convencionais, como a da teoria das cordas, por ser simples, não-matemática e verificável experimental e experiencialmente. Sendo assim, a nova figura da gravidade quântica é radical.

A idéia básica estruturada pelo Dr. Andrulis é que toda a realidade física pode ser modelada por um entidade geométrica simples que tem características semelhantes à vida: o giro (gyre). O "giromodelo" descreve os objetos - partículas, átomos, substâncias químicas, moléculas e células - como pacotes quanticisados (
NT - quantized) de informação, energia e/ou matéria que oscilam entre estados excitados e básicos em torno de uma singularidade, o centro do giromodelo (NT - esta última frase está um pouco diferente daquela do artigo do site PhysOrg porque utilizei aqui a frase original do artigo, que foi "manicurada" pelo autor internético). A própria singularidade é modelada como um giro, totalmente compatível com a natureza termodinâmica e fractal da vida. Um exemplo desta organização aninhada e de auto-similaridade é a boneca russa Matryoshka.