quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fábio Zanon sôbre tipos de cordas de violão

E-mail coletivo disseminado pelo Gomide.net sobre cordas de violão. Quem toca ou já tocou sabe que é um terror, mais difícil que escolher trufas brancas, a primeira babá do seu filho ou em quem votar para depufede. O texto está em javanês para quem usa cordas Canário. Mantive a redação original, como veio pela net.

"Realmente corda é uma questão de gosto e do tipo de toque da pessoa.
Primeira coisa: existem vários tipos de cordas da mesma marca e dizer que "acho a Savarez boa" não quer dizer absolutamente nada, porque não existem cordas mais diferentes que a Savarez vermelha e a Savarez Alliance, por exemplo.
Na minha experiência:
1 - Augustine azul: é a melhor corda para 4 dos meus 5 violões, o timbre mais refinado, a resposta de cor e de volume mais precisa, os baixos mais potentes e sólidos. E é a que dura mais, também. Disparado a corda mais "artística" e mais eficiente para estudar e para concerto. Só tem um problema: de cada 5 pacotes, 4 têm vindo com problemas de afinação, a maior parte das vezes na 2a corda. Para gravação ou concertos mais importantes, acabo trocando de corda 5, 6 vezes até cahar uma boa, um saco e um problema $ério.
2 - Augustine imperial: do mesmo nível, com os mesmos problemas, parece ser um pouco mais cristalina que a azul, mas se alguém (Ricardo??) puder me dizer qual a grande diferença de tensão entre a azul, a imperial, a vermelha, a preta e a regal eu agradeço muito.
3 - Augustine vermelha, preta e regal: só usei uma vez, não caiu bem no meu violão e nunca mais comprei.
4 - Savarez vermelha: pra empinar pipa talvez sirva. Sabe quando auqles moleques fazem barbante cortante pra empinar pipa? É uma boa definição da Savarez vermelha, ela é áspera como a barba do Toni Ramos.
4 - Savarez Corum: uma corda bem honesta, maleável e "artística" como a Augustine. Os baixos são brilhantes mas leves demais, e nos meus violões ficam com pouca projeção e desfiam fácil.
5 - Savarez Alliance: "lata d´água na cabeça..." Eu consigo identificar esta corda se vc tocar duas notas, em qualquer violão. Eu não recomendo, pois é uma corda defeituosa. Talvez por ser muito fina, ela tem um som de lata d´água: uma vez que vc toca uma nota, ela faz um "loop" no espaço, fica com um buraco de frequência no meio, uma coisa até difícil de explicar, mas dá a impressão que é um toca-disco com o prato raspando, ele fica mais "lento" no meio da rotação e a afinação cai. além do que o timbre é uma coisa lancinante, parece um
cavaquinho, um horror. É a pior corda que já provei. Em alguns violões com defeito na 3a corda, funciona usar só a terceira pra equalizar o timbre com as outras duas.
5 - Hannabach azul e preta: nos meus violões soa como Augustine com 2 semanas de uso. Nãoé piada: uma vez estava com Augustine com 2 semanas de uso, fui trocar pra um recital e botei a Hannabach no lugar. Parecia que eu tinha posto uma cord amais velha que a que já estava. Além do quê, tive de pagar um mico em dois concertos consecutivos: no primeiro recital, arrebentou a 6a corda Hannabach. troquei tudo, no dia seguinte estourou a 1a corda. Não dá pra usar corda que arrebenta, isso é um absurdo, e não é o violão porque as outra scordas não arrebentaram.
6 - D´Addario J47: corda honesta, com um timbre meio áspero nas primas e meio sem
tempero nos baixos. É corda pra fazer o violão ficar mais uniforme. Como eu não gosto de tocar de maneira uniforme, pra mim só serve quando não acho nenhuma Augustine que afine, pois é a que tem menos diferença. Só que, curiosamente, depois de 5 dias, a D´Addario começa a a desafinar até mais que a Augustine.
7 - Savarez silverpolished: os baixos são os melhores para gravação, não chiam nada, nem tocando estudo no.12 do Villa, e mantém um brilho bonito. Duram somente uma sessão de 4 ou 5 horas, mas na gravação vale o investimento.
8 - D´Addario silverpolished: um chumbo, os piores baixos que já usei, só têm o mérito de não chiar. O John Williams usa no seu Smallman, então pra um violão bizarro, uma corda bizarra.
9 - La Bella: talvez sirva pra fazer pulseirinha.
10 - Aranjuez: é uma corda que melhorou muito. Eles vão me mandar uma série nova pra testar. Eram praticamente tão boas quanto a Savarez corum, só que com pouca
durabilidade.
"

Visite o excelente blog do homem:

http://vcfz.blogspot.com/