sábado, 24 de dezembro de 2011

Afinal, o que é pesquisa acadêmica?

Uma postagem de primeira linha sobre o trabalho de pesquisa, escrita com bom humor e conhecimento de causa. Lá pelas tantas, temos:

Então, o que fazemos quando estamos fazendo essa coisa chamada pesquisa? Não posso falar em nome de todo tipo de cientista, mas aqui está o que acredito serem as fases básicas de um projeto de pesquisa genérico:

1. Estamos frente a uma questão, um problema, desafio ou enigma que precisa ser resolvido ou respondido.. Por exemplo, Teresa pode perguntar: "Como é que um empregador pode ajudar seu pessoal a ver o trabalho como mais significativo?"
2. Nós desenvolvemos um método para resolver essa questão.
3. Reunimos as ferramentas e os recursos necessários para a condução de nossa pesquisa.
4. Executamos o estudo que responderá nossa pergunta.
5, Analisamos os dados que surgem a partir de nossos estudos.
6. Escrevemos nossos achados e enviamos o texto para um 'journal', onde ele é revisado por diversos (tipicamente, três) colegas anônimos que, juntamente com o editor do 'journal', decidem se o modo como respondemos a pergunta fornece uma resposta adequada e desse modo faz progredir nosso conhecimento. Se eles acharem que acrescentamos alguma coisa à totalidade do conhecimento, então - Aleluia! - nosso trabalho é publicado.

What the Heck is Research Anyway?

(A guest post by Brent Roberts)
December 20, 2011
http://hardsci.wordpress.com/2011/12/20/what-the-heck-is-research-anyway-a-guest-post-by-brent-roberts/