quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O bebê filosófico


Paul Bloom dispensa apresentações: seu artigo What is it like to be a bat? é citação obrigatória em todos os livros (e artigos mais abrangentes) sobre consciência. É professor de psicologia em Yale e autor, entre outros, de Descartes' Baby: How the Science of Child Development Explains What Makes Us Human. Também escreve assiduamente para a revista Nature. Na revista eletrônica Slate, Bloom faz uma apreciação do livro The Philosophical Baby, de Alison Gopnik, e dá vontade de sair para comprar e começar a ler. Leia um trecho:

“Quase ninguém acredita mais que os bebês são apenas bolinhas sem discernimento. Parece maluquice e maldade negar experiência e sentimento a uma criatura gorgolejante e risonha. Ainda assim, deve haver algum ponto no desenvolvimento em que a consciência não esteja presente, e ainda que seja logicamente possível que ela se ative a partir de um instante qualquer – bum, o feto ou embrião passa de vegetal a pessoa – a concepção de que ela surja gradualmente se ajusta melhor com o que conhecemos sobre desenvolvimento e consciência. Como não existe nada neurologicamente especial sobre o momento de deixar o útero, é mais provável que esse processo continue após o nascimento. Talvez os bebês sejam menos conscientes do que nós, ou tenham alguns traços de consciência, mas não outros. William James, por exemplo, fez a famosa afirmação de que a vida mental de um bebê é ‘uma grande e barulhenta confusão que está em desenvolvimento’.

O ponto de vista da própria Gopnik é uma reviravolta inteligente e contra-intuitiva sobre a frase de James. Ela argumenta que os bebês são mais conscientes do que os adultos. Sua conclusão se baseia no estudo sobre como atenção e inibição – a capacidade de bloquear distrações – se desenvolve no decurso do desenvolvimento. A atenção do adulto é voluntária e endógena. Ainda que possa ser capturada por eventos externos – vamos nos virar se ouvirmos um barulho – também temos controle sobre em que pensarmos e ao que darmos atenção. Através da pura vontade, podemos escolher nos concentrarmos em nosso pé esquerdo, e depois pensarmos no que comemos de manhã, e depois nos concentrarmos em... qualquer coisa que quisermos. Os adultos também são abençoados, em diversas gradações, com o poder de ignorar distrações, tanto externas como internas, e se concentrar em uma tarefa única”.

Leia a resenha toda aqui, e pode guardar um lugar na estante porque um belo dia este livro estará disponível aqui para download.