quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Como criar um aluno melhor

Artigo da revista Scientific American de agosto de 2011, que deixei escapar durante minha viagem recente. Aí está ele, e traduzi uns parágrafos para que os leitores avaliem se interessa ou não.

How to build a better learner
by Gary Stix
http://www.soc.northwestern.edu/brainvolts/documents/how%20to%20build%20a%20better%20learner.pdf

April Benasich pertence a um quadro de pesquisadores que empregam técnicas de registro cerebral para compreender os processos essencias que são básicos para a aprendizagem. A nova ciência da neuropedagogia procura respostas para as perguntas que sempre incomodaram os psicólogos cognitivos e os educadores.

Por exemplo: como é que a capacidade de um recém-nascido para processar sons e imagens se relaciona com a habilidade da criança, alguns anos depois, para aprender letras e palavras? Qual é a importância que a capacidade de uma criança para se concentrar mentalmente na pré-escola tem para um sucesso acadêmico posterior? O que os educadores podem fazer para incrementar as habilidades sociais das crianças - que também são vitais em sala de aula? Tais estudos podem complementar a grande quantidade de conhecimento já estabelecido por programas de pesquisa psicológica e pedagógica.

Eles também prometem oferecer novas idéias, com base na neurociência, para a criação de alunos melhores e para preparar os bebês e as cianças pequenas para a leitura, a aritmética e a sobrevivência na complexa rede social da pré-escola em diante. Boa parte desse trabalho se concentra nos primeiros anos de vida e nas primeiras séries elementares porque alguns estudos demonstram que o cérebro tem mais capacidade de se modificar durante essa época.