No slot de pesquisa (alto, à esquerda) escreva "embodied cognition" para rever as diversas coisas que já publiquei sobre o assunto. Uma delas é a procura por uma tradução definitiva para "embodied", que hoje vai ficar "incorporada" mesmo (e um "embodiment" como "materialidade"). Esse artigo de McNerney acrescenta algumas coisas, e traduzi o iniciozinho para abrir o apetite dos leitores.
A Brief Guide to Embodied Cognition: Why You Are Not Your Brain
By Samuel McNerney November 4, 2011
http://blogs.scientificamerican.com/guest-blog/2011/11/04/a-brief-guide-to-embodied-cognition-why-you-are-not-your-brain/
A cognição incorporada, a idéia de que a mente não está apenas conectada ao corpo, mas também que o corpo influencia a mente, é uma das idéias mais contra-intuitivas da ciência cognitiva. Em agudo contraste está o dualismo, uma teoria da mente postulada por René Descartes no século 17, onde ele afirmou que "existe uma grande diferença entre mente e corpo, na medida em que o corpo é, por natureza, sempre divisível, e a mente é inteiramente indivisível... a mente ou a alma do homem é completamente diferente do corpo". Em séculos anteriores, floresceu a noção da mente desincorporada. A partir dela, o pensamento ocidental desenvolveu duas idéias básicas: a razão é desincorporada porque a mente é desincorporada, e a razão é transcendente e universal. Entretanto, como explicam George Lakoff e Rafael Núñez:
A ciência cognitiva questiona seriamente a totalidade dessa concepção filosófica com base em dados empíricos... [a mente] surge da natureza de nossos cérebros, nossos corpos e de nossas experiências corporais. Esta não é apenas a afirmativa inócua e óbvia de que precisamos de um corpo para raciocinar; ao invés, é a notável afirmativa de que a estrutura da própria razão vem dos detalhes de nossa materialidade... Assim, para entendermos a razão temos que entender os detalhes de nosso sistema visual, nosso sistema motor, e o mecanismo geral das ligações neurais.
Outros artigos de interesse:
Six views of embodied cognition
Margaret Wilson 2002
University of California, Santa Cruz, California
http://www.indiana.edu/~cogdev/labwork/WilsonSixViewsofEmbodiedCog.pdf
Embodied Cognition: A field guide
Michael L. Anderson 2003
Institute for Advanced Computer Studies, University of Maryland
http://staffwww.dcs.shef.ac.uk/people/A.Sharkey/anderson.pdf
How to study the mind: An introduction to embodied cognition
Michael L. Anderson 2005 (?)
Institute for Advanced Computer Studies, University of Maryland
http://cogprints.org/3945/1/bes_ec.pdf
Directions for an Embodied Cognitive Science : Toward an Integrated Approach
In Handbook of Cognitive Science: An Embodied Approach (Perspectives on Cognitive Science) Elsevier 2008
Toni Gomila and Paco Calvo
Universitat Illes Balears & Universidad de Murcia - Spain
http://antonigomila.files.wordpress.com/2009/01/directions_handbook.pdf
Philosophical Antecedents of Situated Cognition
In Cambridge Handbook of Situated Cognition : Cambridge University Press
Shaun Gallagher 2008 (?)
http://pegasus.cc.ucf.edu/~gallaghr/situated08.pdf
Andy Clark, um dos pioneiros:
The Extended Mind
Andy Clark & David J. Chalmers
ANALYSIS 58: 1: 1998 p.7-19
http://www.philosophy.ed.ac.uk/people/clark/pubs/TheExtendedMind.pdf
Being There: Putting Brain, Body, and World Together Again
Andy Clark
The MIT Press 1998 291 pages PDF 1.4 Mb
http://depositfiles.com/files/l8cu4064b
An embodied cognitive science?
Andy Clark
Trends in Cognitive Sciences vol 3 no. 9 Sept 1999
http://psy.haifa.ac.il/~ep/Lecture%20Files/AI/Secure/Download/Clark%20Andy%20-%20Embodied%20Cog%20Science%20(1999%20Trends).pdf
Supersizing the Mind: Embodiment, Action, and Cognitive Extension
Andy Clark
Oxford University Press 2008 320 pages PDF 1,3 MB
http://www.filesonic.com/file/1902427514
The Extended Mind
Richard Menary
The MIT Press 2010 424 pages PDF 2.4 MB
http://www.megaupload.com/?d=0GGQNA6R
Abobrinhas da editoria: Where does the mind stop and the rest of the world begin? In their famous 1998 paper "The Extended Mind," philosophers Andy Clark and David Chalmers posed this question and answered it provocatively: cognitive processes "ain't all in the head." The environment has an active role in driving cognition; cognition is sometimes made up of neural, bodily, and environmental processes. Their argument excited a vigorous debate among philosophers, both supporters and detractors. This volume brings together for the first time the best responses to Clark and Chalmers's bold proposal. These responses, together with the original paper by Clark and Chalmers, offer a valuable overview of the latest research on the extended mind thesis. The contributors first discuss (and answer) objections raised to Clark and Chalmers's thesis. Andy Clark himself responds to critics in an essay that uses the movie Memento's amnesia-aiding notes and tattoos to illustrate the workings of the extended mind. Contributors then consider the different directions in which the extended mind project might be taken, including the need for an approach that focuses on cognitive activity and practice.