domingo, 30 de outubro de 2011

Cosmologia

Descobri um texto da Nasa chamado Cosmology: The Study of the Universe. Tem 50 páginas e ilustrações coloridas, além de fornecer diversos links e indicações de livros para tirar dúvidas ou ampliar explicações. BTW, bem que essas referências poderiam estar mais atualizadas... Começa assim:

A cosmologia é o estudo científico das propriedades de larga escala do universo como um todo. Ela procura utilizar o método científico para entender a origem, e evolução e o destino final (ultimate fate) do universo inteiro. Como qualquer campo da ciência, a cosmologia envolve a elaboração de teorias ou hipóteses sobre o universo que fazem predições específicas sobre fenômenos que podem ser testadas através de observações. Dependendo do resultado das observações, as teorias terão que ser abandonadas, revisadas ou ampliadas para acomodar os dados. A teoria dominante sobre a origem e evolução do nosso Universo é a chamada teoria do Big Bang.

Esta introdução aos conceitos cosmológicos está organizada como se segue:

Os principais conceitos da teoria do Big Bang são introduzidos na primeira seção, dando-se pouca atenção a observações de fatos.

A segunda seção discute os testes clássicos da teoria do Big Bang que a tornam tão convincente enquanto descrição válida do nosso universo.

A terceira seção discute observações que salientam as limitações da teoria do Big Bang e apontam para um modelo cosmológico mais detalhado do que a teoria do Big Bang pode fornecer isoladamente. Como se discutiu na primeira seção, a teoria do Big Bang prediz uma série de possibilidades com relação à estrutura e à evolução do universo.

A seção final discute os limites entre os quais podemos circunscrever a natureza do nosso universo com base em dados atuais, e indica como a WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) amplia nossa compreensão da cosmologia.

Além disso, alguns tópicos relacionados são discutidos com base nas perguntas mais comuns que nos são enviadas.

Veja também:

Cosmology 2011: Lecture Notes
Andrew H. Jaffe
Imperial College, UK
http://astro.imperial.ac.uk/~jaffe/teaching/Cosmology2010/Cosmology.pdf
(texto bem mais complexo)