segunda-feira, 29 de junho de 2009

Wexler - Cérebro e Cultura

Bruce E. Wexler é Professor de psiquiatria no Dept. of Psychiatry, Yale University. Seu currículo resumido está em http://www.med.yale.edu/psych/faculty/wexler.html . Diz a editoria:

”As pesquisas mostram que entre o nascimento e a jovem idade adulta, o cérebro requer estimulação sensorial para se desenvolver fisicamente. A natureza da estimulação dá forma às conexões entre os neurônios que criam as redes neurais necessárias para o pensamento e o comportamento. Modificando o ambiente cultural, cada geração forma os cérebros da próxima. Por volta da jovem idade adulta, a neuroplasticidade do cérebro se reduz grandemente, e isto leva a uma mudança fundamental na relação entre o indivíduo e seu meio ambiente: durante a primeira parte da vida, o cérebro e a mente se formam de acordo com as características recorrentes de seu ambiente; na jovem idade adulta, o indivíduo tenta fazer o meio ambiente se conformar de acordo com as estruturas internas estabelecidas do cérebro e da mente.

Em Cérebro e Cultura, Bruce Wexler explora as implicações sociais da estreita e mutável relação neurobiológica entre o indivíduo e o meio ambiente, com particular atenção paras as dificuldades enfrentadas pelos indivíduos na idade adulta, quando o meio ambiente se modifica além de sua capacidade de manter o ajuste entre a estrutura interna existente e a realidade externa. Estas dificuldades se evidenciam na espoliação, no encontro de diferentes culturas, na experiência de imigrantes (na qual os filhos de famílias imigrantes têm mais sucesso do que seus pais com relação às necessárias transformações internas), e no fenômeno da violência interétnica. Integrando recentes pesquisas neurobiológicas com os principais achados da psicologia cognitiva e do desenvolvimento – com esclarecedoras referências à psicanálise, à literatura, antropologia, história e política – Wexler apresenta grande riqueza de detalhes para dar sustentação a seus argumentos. Suas inovadoras conexões permitem que se faça uma reconceitualização do efeito da mudança cultural no cérebro e fornecem uma nova base biológica a partir da qual se pode abordar questões sociais como ‘guerras culturais’ e violência étnica”.

Brain and Culture: Neurobiology, Ideology, and Social Change
Bruce E. Wexler
The MIT Press 2006 Pages: 319 PDF 2.20 MB
http://uploading.com/files/XIU7L2JU/BraiCult.rar.html