quarta-feira, 3 de junho de 2009

Organização estrutural do cérebro e inteligência

Yonghui Li, Yong Liu, Jun Li, Wen Qin, Kuncheng Li, Chunshui Yu e Tianzi Jiang são os autores do estudo Brain Anatomical Network and Intelligence, publicado no exemplar de maio de 2009 da PLoS - Computational Biology. O assunto é previsivelmente complexo, mas no nosso último parágrafo está o endereço do AK’s Rambling Thoughts, onde podem (e devem) ser obtidas boas explicações sobre os detalhes da coisa toda. Aqui está o abstract/resumo:

“Intuitivamente, pode-se supor que uma inteligência superior corresponda a uma transferência mais eficiente de informações no cérebro, mas não foram registradas evidências diretas segundo a perspectiva de redes cerebrais. Neste estudo, fizemos extensas análises para testar a hipótese de que as diferenças individuais em inteligência estão associadas à organização estrutural do cérebro, e em particular que resultados maiores em testes de inteligência estão relacionados a uma maior eficiência global da rede anatômica do cérebro. Construímos redes anatômicas cerebrais binárias e ponderadas (binary and weighted) em cada um de 79 adultos jovens e saudáveis utilizando tractografia de tensor de difusão e calculamos as propriedades topológicas das redes utilizando um método teórico de gráfico. Com base em seus resultados de QI, os sujeitos foram divididos em grupos de inteligência geral e alta, e uma eficiência global significativamente maior foi encontrada nas redes desse último grupo. Além disso, apresentamos correlações significativas entre resultados de QI e propriedades de rede em todos os sujeitos, controlando ao mesmo tempo para idade e gênero. Especificamente, resultados maiores de inteligência correspondem a uma extensão de caminho característico mais curta e a uma maior eficiência global das redes, indicando uma transferência paralela de informações mais eficiente no cérebro. Os resultados foram observados consistentemente não só nas redes binárias como nas ponderadas, o que, em conjunto, fornece evidências convergentes para nossa hipótese. Nossos achados sugerem que a eficiência da organização estrutural do cérebro pode ser uma importante base biológica da inteligência”.

As reflexões de AK sobre essas abobrinhas técnicas são fundamentais para o leigo começar a tentar entender o que está acontecendo, porque o vocabulário e os procedimentos citados estão documentados em muitos links explicativos, ainda que nem todos estejam disponíveis para quem não tenha um acesso institucional (via Portal Capes, por exemplo).

Este artigo de Li et al. foi pescado no blog AK’s Rambling Thoughts, que me pareceu ser muito bom (vou investigar mais), e onde cheguei através de uma indicação do Research Blogging, e a URL para ler a versão em html (que traz um link para uma versão em PDF, de 1.6 Mb), é:
http://www.ploscompbiol.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pcbi.1000395