quinta-feira, 11 de junho de 2009

Embodied Grounding

Em primeiro lugar, há o problema da tradução de ‘embodied’. Esta palavra pode ser traduzida como corporificado, materializado, consubstanciado, concretizado, enfim, uma palavra que denote ‘dar substância a algo abstrato’. Alguns trabalhos acadêmicos brasileiros possuidores de credibilidade epistemológica (por exemplo, Estudo da consciência e a cognição corpórea [Ciências & Cognição; Ano 04, Vol 11, 143-155. Disponível em www.cienciasecognicao.org], de Gilberto Corrêa de Souza, Dulce Maria Halfpap, Li Shih Min e João Bosco da Mota Alves, da Universidade Federal de Santa Catarina – ao qual, entretanto, falta intimidade com a língua portuguesa quanto a pontuação, crase, e outros pecadilhos, além de desconhecer ou não citar Minds are simply what brains do, de Marvin Minsky – 1995), utilizam ‘cognição corporificada’, etc., e esse é o termo que será usado aqui, ainda que eu goste de ‘materializada(o)’.

‘Grounding’ é um pouco mais simples: substrato, base, fundamento, substância elementar, etc. Então, essa ‘substantificação’ ou ‘materialização’ de consciência, cognição e outros fenômenos psicológicos é um saudável indeferimento, uma acertada desconsideração de toda transcendência nessa esfera. Como dizem Souza e colegas, “A visão de que a consciência pode ser estudada cientificamente depende de seu entendimento como um fenômeno físico e real”. Então, diz a editoria da Cambridge University Press:

“Em anos recentes tem havido uma percepção crescente de que uma compreensão abrangente dos processos afetivos, cognitivos e de linguagem, e dos fenômenos sociais e interpessoais, só pode ser obtida se entendermos como esses processos estão substantificados em estados corpóreos (yes: grounded in bodily states). O termo ‘substantificação’ apreende o denominador comum desses desenvolvimentos, que vêm de diversas perspectivas disciplinares, que vão de neurociência, ciência cognitiva e psicologia social a ciências dos afetos. Este volume reúne pela primeira vez sob o mesmo teto esses diversos desenvolvimentos, e fornece uma visão geral abrangente desse movimento intelectual nas ciências cognitivas e comportamentais”.

Embodied Grounding: Social, Cognitive, Affective, and Neuroscientific Approaches
Publisher: Cambridge University Press 2008 PDF 320 pages 1,4 mb
http://depositfiles.com/files/399w4sxhg