quinta-feira, 16 de abril de 2009

A Mente Fenomenológica

Shaun Gallagher e Dan Zahavi lançaram (em 2008) A Mente Fenomenológica: Uma Introdução à Filosofia da Mente e à Ciência Cognitiva. Já divulguei aqui um artigo de Gallagher (em julho de 2008), que foi bem aceito. Pelo pouco que pude apreender, pois só consegui esse link ontem, este novo livro é um texto sério e interessante: veja o primeiro parágrafo da Introdução, abaixo.

“Este é um livro sobre a mente. O que é a mente e como ela funciona é atualmente um tópico de muitos debates complexos que se valem de inúmeras disciplinas: psicologia, neurociência, inteligência artificial, filosofia da mente – disciplinas que geralmente são tratadas como ciências cognitivas. A natureza interdisciplinar desses debates não é coincidência. Mais do que isso, é necessária por não haver uma disciplina única que faça justiça à complexidade das questões envolvidas. Nesse trabalho, queremos explorar diversas questões que tradicionalmente foram estudadas por filósofos da mente. Entretanto, não pretendemos assumir uma abordagem puramente filosófica – isto é, não adotamos uma abordagem filosófica que ignore as outras ciências. Frequentemente nos valeremos dos detalhes de evidências científicas de estudos de neurociência cognitiva e de imagem cerebral, psicologia cognitiva e do desenvolvimento, e de psicopatologia. No entanto, este é um livro sobre filosofia da mente, e ainda que seja muito interdisciplinar, continua sendo uma tentativa de tratar de problemas filosóficos”.


Shaun Gallagher é Professor e Chair of Philosophy and Cognitive Sciences da University of Central Florida, e Research Professor of Philosophy and Cognitive Science da University of Hertfordshire (UK). É autor de How the Body Shapes the Mind (2005) e co-editor de Does Consciousness Cause Behavior? An Investigation of the Nature of Volition (2006).

Dan Zahavi é Professor of Philosophy e diretor do Center for Subjectivity Research da University of Copenhagen. É autor de Subjectivity and Selfhood (2006) e Husserl’s Phenomenology (2003).

The Phenomenological Mind: An Introduction to Philosophy of Mind and Cognitive Science Editora: Routledge 2008 PDF 244 pages
http://depositfiles.com/files/akq63pp59

Acompanha bem: Phenomenological Epistemology, de Henry Pietersma
2000 224 pgs PDF
http://rapidshare.com/files/117443792/0195131908_-_Henry_Pietersma_-_Phenomenological_Epistemology_-_Oxford_University_Press__USA.pdf