segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sean Carroll



Nosso herói é entrevistado e fala sobre cinco livraços de divulgação científica que tratam do Universo e suas mumunhas. Imperdível, mesmo sendo um diálogo bem simples entre Qs & As.

Sean Carroll on Cosmology
Interview by Daisy Banks
Published on Jul 20, 2011

Exemplos:

Q. Seu primeiro livro, The Fabric of the Cosmos, é de Brian Greene, um dos principais físicos do mundo. Nele, Greene explora a idéia do que é a realidade.

A. Quase não coloquei esse livro na minha lista, porque Brian certamente não precisa de publicidade. Mas considero que este livro é subestimado. Seu primeiro livro, The Elegant Universe, era especificamente sobre a teoria das cordas - uma tentativa específica de reconciliar a gravidade e a mecânica quântica. Este livro dá um passo adiante e investiga questões fundamentais como: O que é o espaço-tempo? O que é mecânica quântica? Como eles funcionam bem em conjunto e quais são os problemas existentes por funcionarem conjuntamente? Gosto dele porque é um livro extremamente bem escrito. Cobre muitas questões profundas que não recebem atenção em muitos outros locais, tais como a natureza do tempo, a natureza do espaço. Ele realmente dá a seus leitores uma compreensão profunda do universo.

(...)

Q. Seu último livro é The Black Hole War, de Leonard Susskind.

A. Este é um livro muito interessante porque está discutindo um assunto específico, que ele utiliza como trampolim para discutir algumas das características mais profundas das leis da natureza. A questão é: Quando os buracos negros evaporam, como Stephen Hawking prevê que acontecerá, a informação que entrou no interior deles eventualmente vem para o exterior ou é completamente destruída e se perde para sempre? Se v. lança uma enciclopédia em um buraco negro, Hawking diz que se v. esperar (alguns) milhões de anos o buraco negro em certo momento evapora tornando-se fótons espalhados através do universo. Susskind pergunta: se v. capturasse todos esses fótons, v. poderia ecuperar o que estava na enciclopédia que foi lançada dentro do buraco negro? Parece uma questão incrivelmente restrita e técnica, mas na verdade ela está no cerne de como a física funciona. A informação é conservada momento após momento, ou o universo é verdadeiramente aleatório?