quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Será o universo um holograma?

Experimento com holômetro para testar se o universo é um holograma
October 28, 2010 by Lisa Zyga

(PhysOrg.com) -- Muitas idéias em física teórica envolvem dimensões extras, mas a possibilidade de que o universo tenha apenas duas dimensões também poderia ter implicaçõs surpreendentes. A idéia é de que o espaço na ultra-pequena escala de Planck é bidimensional, e que a terceira dimensão está inextricavelmente ligada ao tempo. Se este for o caso, então nosso universo tridimensional nada mais é do que um holograma de um universo bidimensional.

Esta idéia do universo holográfico não é nova, mas físicos do Fermilab estão agora projetando um experimento para testar a idéia. O astrofísico de partículas do Fermilab, Craig Hogan, e outros, estão construindo um intrferômetro holográfico, ou 'holômetro', em uma tentativa de detetar o ruído inerente ao espaçotempo, que revelaria o limite máximo de frequência definitivo imposto pela natureza.

Como Hogan explica em número recente da revista symmetry,do Fermilab, o holômetro será "a medição mais sensível jamais feita do próprio espaçotempo". Hogan e outros já construiram um protótipo de um metro de comprimento do instrumento. Eles começaram a construir o holômetro completo de 40 metros e planejam começar a coletar dados no próximo ano.

O holômetro consiste de dois interferômetros completamente distintos posicionados um sobre o outro. Em cada interferômetro, um raio de luz é dividido em duas partes diferentes que viajam em diferentes direções. Após refletirem-se em um espelho, os raios de luz são reintegrados e a diferença de suas fases é mensurada. Mesmo a menor das vibrações interferirá com a frequência da luz durante sua viagem, e fará com que os dois raios de luz estejam fora de sincronia.

Ainda que os interferômetros estejam em uso por mais de cem anos, a chave para o holômetro é obter precisão extrema em altas frequências. Os cientistas dizem que o holômetro terá sete ordens de magnitude a mais de precisão do que qualquer relógio atômico em existência, relativamente a intervalos de tempo muito pequenos. Por ter dois interferômetros, os pesquisadores podem comparar seus resultados para confirmar as mensurações. Além disso, os cientistas estão se certificando de que qualquer vibração que seja detetada não esteja vindo do próprio holômetro. Eles montarão sensores do lado de fora do holômetro para detetar vibrações normais, e então cancelarão essas vibrações fazendo com que os espelhos vibrem na mesma frequência.

Após tomar essas precauções, qualquer ruído de alta frequência detetado poderia ser a agitação do próprio espaçotempo, ou 'ruído holográfico'. Espera-se que o ruído tenha uma frequência de milhões de ciclos por segundo, que é milhares de vezes superior ao que o ouvido humano pode escutar, notou o físico experimental do Fermilab, Aaron Chou. Se o experimento encontrar mesmo este ruído holográfico, terá sido a primeira visão para além de nossa ilusão tridimensional, e uma visão da verdadeira natureza bidimensional do universo na escala de Planck.

More information: via: symmetry magazine
Também há outras coisinhas sobre o assunto aqui:
http://www.3quarksdaily.com/3quarksdaily/2010/10/testing-the-hypothesis-of-a-holographic-universe.html