quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Uma breve história do cérebro

Excelente artigo, cheio de conjecturas interessantíssimas. Merece cada segundo de nossa atenção. Não deixe de ver as diversas referências que estão em links distribuídos por todo o texto. Veja um trechinho:

A brief history of the brain
26 September 2011 by David Robson
http://www.newscientist.com/article/mg21128311.800-a-brief-history-of-the-brain.html?full=true

A história do cérebro começa nos antigos oceanos, muito antes dos primeiros animais aparecerem. Os organismo unicelulares que nadavam ou se arrastavam neles podem não ter tido cérebros, mas tinham maneiras sofisticadas de sentir e reagir ao seu meio ambiente. "Esses mecanismos são mantidos por toda a evolução dos mamíferos", diz Seth Grant, do Wellcome Trust Sanger Institute de Cambridge, UK. "É uma ancestralidade muito profunda".

A evolução de animais multicelulares dependeu de células capazes de sentir e reagir a outras células - funcionar em conjunto. As esponjas, por exemplo, filtram alimento da água que bombeiam através dos canais de seus corpos. Elas podem se inflar lentamente e contrair esses canais para expelirem qualquer sedimento e evitar entupimentos. Esses movimentos são iniciados quando as células detectam mensageiros químicos como glutamato ou GABA, que são bombeados por outras células da esponja. Essas substâncias químicas desempenham papel similar em nossos cérebros hoje em dia