segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O Suflê Quântico

Todos os interessados conhecem a delicadeza da respiração do suflê que está no forno transformando-se em uma obra prima. Se uma borboleta bater as asas na Ilha da Páscoa (ainda existem borboletas na Ilha da Páscoa?), o suflê desanda aqui no Rio de Janeiro. Com seu artigo The Myth of Quantum Consciousness, Victor J. Stenger escancarou a porta do forno. Em O Mito da Consciência Quântica, um título previamente incriminador, Stenger tirou o sono do pessoal new-age. Vejamos um pequeno trecho:
“O mito da consciência quântica serve bem a muitos daqueles cujos egos tornaram impossível para eles aceitar a posição insignificante que a ciência dá à humanidade, à medida que modernos instrumentos varrem os recantos mais longínquos do espaço e do tempo. Foi ruim o bastante quando Copérnico disse que não estávamos no centro do universo. Foi pior quando Darwin anunciou que não éramos anjos. Mas tornou-se intolerável quando os astrônomos declararam que a Terra é apenas um de centenas de quatrilhões de outros planetas, e quando os geólogos demonstraram que a história registrada é apenas uma piscada do tempo – um microssegundo do segundo de existência da Terra. Numa terra onde a auto-gratificação alcançou alturas jamais sonhadas na Roma antiga, onde a auto-estima é mais importante do que ser capaz de ler, e onde a auto-ajuda não requer mais esforço do que colocar uma fita cassete no aparelho, o mito da consciência quântica é exatamente aquilo que o psiquiatra receitou”.

Victor J. Stenger, nascido em 29 de janeiro de 1935, é professor emérito de física e astronomia na University of Hawaii e professor adjunto de filosofia na University of Colorado. Stenger tinha como principal assunto de pesquisa a física de partículas, mas é conhecido principalmente como crítico e observador cético do Intelligent Design (substituto mais "sofisticado" do criacionismo) e outras idéias pseudocientíficas. Já publicou diversos livros para o público em geral sobre física, cosmologia e filosofia, religião e pseudociência. Seu livro God: The Failed Hypothesis (Deus: A Hipótese que Falhou) chegou ao 21º lugar na lista dos best-sellers do New York Times em 2007. Stenger afirma que uma explicação científica para fenômenos como a consciência e o livre arbítrio, supondo-se que este exista, algum dia será descoberta sem a necessidade de invocar qualquer coisa mística ou sobrenatural (parágrafo adaptado da Wikipedia). Seu currículo completo, com suas publicações isoladamente e com colegas pesquisadores, está em http://www.colorado.edu/philosophy/vstenger/Bio/CV.pdf.
Bem, leia o restante de O Mito da Consciência Quântica em: http://www.colorado.edu/philosophy/vstenger/Quantum/QuantumConsciousness.pdf