quarta-feira, 2 de julho de 2008

Hermenêutica e Ciências Cognitivas

Shaun Gallagher, da University of Central Florida, publicou seu artigo Hermeneutics and the Cognitive Sciences no Journal of Consciousness Studies, 11:10-11 (2004, 14 pgs).

Diz Gallagher: "Nesse estudo, procurei explorar as possíveis relações entre a hermenêutica e as ciências cognitivas de uma maneira que vai além de qualquer oposição simples entre compreensão e explicação. Especificamente, quero demonstrar três coisas: (1) Que aquilo que a hermenêutica descobre não está verdadeiramente em oposição ao que as ciências cognitivas descobrem - de fato, essas disciplinas estão de acordo quanto a diversas coisas; (2) Que a hermenêutica tem algo a contribuir para as ciências cognitivas e para a ciência da consciência; e (3) Que as ciências cognitivas têm algo a contribuir para o campo da hermenêutica."

E explica: "Pretendo fazer isso levando em consideração três diferentes questões que atuarão mais como exemplos típicos do que como uma explicação exaustiva sobre a relação que há entre essas disciplinas. - Como conhecemos os objetos? Isto é, como chegamos a aprender sobre a variedade de objetos que existem em nosso mundo, e como chegamos a entender essa variedade? A resposta para essa questão mostra que a hermenêutica e as ciências cognitivas não estão realmente em oposição. - Como identificamos situações? Isto é, como agimos cognitivamente em diversos tipos de tarefas pragmáticas ou em diversas situações? A resposta para essa questão mostra que a hermenêutica pode contribuir para as ciências cognitivas. - Como entendemos as outras pessoas? A resposta para essa questão mostra como as ciências cognitivas podem contribuir para a hermenêutica".

Em: http://pegasus.cc.ucf.edu/~gallaghr/Gall04jcs.pdf