The Development of Embodied Cognition: Six Lessons from Babies
Linda Smith & Michael Gasser (200?)
Indiana University
Abstract. A hipótese da incorporação (embodiment) é a idéia de que a inteligência surge da interação de um agente com um meio ambiente, como resultado da atividade sensório-motora. Neste estudo nós oferecemos seis lições para se desenvolver agentes inteligentes incorporados, lições que são sugeridas por pesquisas em psicologia do desenvolvimento. Nós argumentamos que começar como um bebê preso a um mundo físico, social e linguístico é crucial para o desenvolvimento da inteligência flexível e inventiva que caracteriza a humanidade.
Depois disso, Smith & Gasser nomeiam as seis lições:
1. A experiência do mundo que têm os bebês é profundamente multi-modal
2. Os bebês se desenvolvem gradualmente (incrementally), e não são desenvoltos no início
3. Os bebês vivem em um mundo físico, cheio de fecundas regularidades que organizam a percepção, a ação e, fundamentalmente, o pensamento
4. Os bebês exploram - movem-se e agem de maneiras bem variáveis e lúdicas que não são orientadas para um objetivo e que aparentemente são aleatórias
5. Os bebês agem e aprendem em um mundo social onde parceiros mais maduros guiam a aprendizagem e adicionam estruturas de sustentação para ela
6. Os bebês aprendem uma linguagem, um sistema comunicativo compartilhado que é simbólico
E passam a discutí-las em detalhes. Gostei mais da sexta lição, et pour cause:
A linguagem parece ter início bastante fundamentada no aqui-e-agora perceptivo, processos sensório-motores e sociais que não são específicos da linguagem e sim sistemas bastante abertos de aprendizagem capazes de descobrir e resolver uma variedade infinita de tarefas. Mas a linguagem - sem dúvida - é uma forma muito especial de regularidade do mundo que modifica profundamente quem a aprende.
Depois de exporem várias razões que justificam suas idéias, os autores registram suas Conclusões, que terminam com esse parágrafo:
Nós argumentamos que a inteligência incorporada se desenvolve. Em uma criança humana (incorporada), a inteligência surge à medida que a criança explora o mundo utilizando suas sofisticadas habilidades de aprendizagem estatística para apreender as sutís regularidades à sua volta. Porque a criança começa em pequena escala, porque sua inteligência se nutre do progresso que já realizou, porque o desenvolvimento introduz a criança às diferentes regularidades do mundo, porque essas regularidades incluem relacionamentos entre a criança e parceiros sociais hábeis, e porque o mundo inclui um sistema simbólico, a linguagem natural, a criança adquire uma inteligência que está à frente daquela de qualquer outro animal, e mais ainda daquela de qualquer dispositivo articial existente. A lição que vem dos bebês é: a inteligência não apenas é incorporada, ela se torna incorporada.