quarta-feira, 1 de junho de 2011

Como as crianças aprendem suas primeiras palavras

New research overturns theory on how children learn their first words
Novas pesquisas derrubam teoria sobre como as crianças aprendem suas primeiras palavras
May 23, 2011

Novas pesquisas feitas por uma equipe de psicólogos da University of Pennsylvania estão ajudando a derrubar a teoria dominante sobre como as crianças aprendem suas primeiras palavras, sugerindo que isso occorre mais em momentos de insight (compreensão súbita) do que gradualmente, através da exposição repetida.

A tese desse artigo vai demandar muitos estudos adicionais, mas é bom irmos nos acostumando. A comprovação empírica dos pesquisadores parece inatacável. Quem não tem acesso ao PNAS pode ir lendo o abstract do artigo:

How words can and cannot be learned by observation 2011
Tamara Nicol Medina, Jesse Snedekerc, John C. Trueswell and Lila R. Gleitman

Veja também:

How Children Learn the Meanings of Words (Learning, Development, and Conceptual Change)
Paul Bloom 2000
Hardcover: 314 pages; Publisher: The MIT Press; 1 edition (February 18, 2000)

Leia o primeiro capítulo:

http://mitpress.mit.edu/books/chapters/0262024691chap1.pdf