domingo, 12 de abril de 2009

Pode ser uma boa

Origem da Mente: Cérebro, Cognição e Inteligência, livro de David C. Geary, pode ser uma boa escolha. Nunca ouvi falar de Geary, não gostei das generalidades mal redigidas (abobrinhas) da editoria (ver abaixo), e o assunto se presta a mais uma comprovação do dito “Há sempre um chinelo velho para um pé doente”. Mas, quem sabe?

“Darwin achava que a compreensão da evolução da mente e do cérebro humanos era de capital importância para as ciências evolutivas. Este livro pioneiro estabelece uma teoria abrangente e integrada de como e porque a mente humana se desenvolveu para funcionar como funciona. Geary propõe que os sistemas motivacional, afetivo, comportamental e cognitivo humanos se desenvolveram para processar informações sociais e ecológicas (por exemplo, expressões faciais) que covariavam com opções de sobrevivência ou de reprodução durante a evolução humana. Além disso, ele argumenta que o foco definitivo de todos esses sistemas é dar apoio às nossas tentativas de acessar e controlar recursos – mais especificamente, sociais (por exemplo, companheiros[as]), biológicos (por exemplo, alimento) e físicos (por exemplo, território) – que dão apoio à sobrevivência e à reprodução bem sucedidas com o decorrer do tempo. Sob esse ponto de vista, a conceitualização darwiniana de seleção natural como ‘luta pela existência’ se torna, para nós, uma luta com outros seres humanos pelo controle dos recursos disponíveis. Esta luta fornece meios para integrar sistemas modulares cerebrais e cognitivos, como a linguagem, com aqueles sistemas cerebrais e cognitivos que dão apoio à inteligência em geral. Para defender seus argumentos, Geary se vale de uma quantidade impressionante de achados recentes em ciência cognitiva e neurociência, assim como em primatologia, antropologia e sociologia. O livro também explora diversas questões que interessam à sociedade moderna, incluindo como a inteligência em geral se relaciona com a realização acadêmica, o status ocupacional e a renda. Os leitores verão que esse livro é uma leitura que vai despertar outras questões e que também dá impulso a novas teorias da mente”.

Origin of Mind: Evolution of Brain, Cognition, and General Intelligence, de David C. Geary Publisher: American Psychological Association (APA) 2004 459 Pgs
Em http://depositfiles.com/files/46oykbguy